50 Crônicas do Hip-Hop: O Olhar de Toni C.
O Itaú Cultural sediou, no dia 23 de novembro de 2023, o lançamento do livro Hip-hop: 50 anos, 50 crônicas, do renomado escritor e roteirista Toni C.. O evento, que aconteceu às 20h, contou com a presença do autor e de importantes nomes da cena do rap brasileiro, como Rashid, Renan Inquérito, Sharylaine e Richard Santos (Big Richard), que participaram da celebração desse marco cultural.
A obra de Toni C. é uma compilação de textos produzidos ao longo de duas décadas, abordando a história e as vivências do hip-hop brasileiro. Esses textos foram publicados em diferentes veículos e agora são reunidos em um livro que homenageia os 50 anos do movimento hip-hop, um dos maiores fenômenos de contracultura do mundo. O prefácio é assinado por Emicida, enquanto a apresentação é feita por Rashid, e a capa é uma criação do artista Alexandre de Maio.
Diferentemente de uma abordagem acadêmica ou enciclopédica, o livro explora de forma íntima e narrativa o cotidiano do hip-hop, passando pelo palco, camarim, backstage e as ruas. A obra é uma reflexão sobre as várias realidades da cultura, não se esquivando de questionar aspectos dessa rica expressão artística e social.
Toni C. já é conhecido por sua contribuição ao hip-hop no Brasil, com destaque para seu trabalho como roteirista do documentário AmarElo – É tudo pra ontem, de Emicida, e como diretor do filme É tudo nosso! O hip-hop fazendo história. O evento foi realizado na sala do Itaú Cultural, com entrada gratuita e capacidade para 224 pessoas, oferecendo também interpretação em Libras.
COMENTÁRIOS