No Rio de Janeiro, Largo do Curvelo sedia “Slam Canta Teresa 1°edição”

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O evento acontece hoje entre 15hoomin às 18h00min, no Largo do Curvelo.

Rio de Janeiro – SLAM é uma batalha de poesia, que teve início nos Estados Unidos em 1980, caminhando lado a lado com o Rap e fortalecendo a cultura Hip Hop. Dessa maneira, vem conquistando adeptos em todo o mundo, em especial os grupos que sofrem com desigualdades como as negras, os negros, faveladas e favelados e toda a comunidade LGBTTI.

No Brasil, o slam chegou nos anos 2000 por meio de Roberta Estrela D’alva, que organizou o primeiro slam do Brasil (ZAP), em São Paulo, estado no qual, progressivamente, foi ampliando a cena do slam.

Por fim essa incrível forma de intervenção artística chegou ao Rio de Janeiro e dia após dia conquista pessoas por conta da energia e força que envolve. Temos aproximadamente 10 slams na cidade, sendo vários deles classificatórios para o campeonato estadual de Slam, que classifica para o Slam BR e que, por fim, revela o representante brasileiro na Copa do Mundo de Poetry Slam, na França.

Local : Largo do curvelo, Santa Teresa.

Horário : 15h as 18h, inscrição até as 16h.

Traga sua poesia decorada ou no papel, apenas traga e sinta a energia das palavras.

***Regras***

– As poesias devem ser autorais. Pode improvisar se quiser. E as poesias podem ser lidas.

– Poesias devem ser recitadas em, até, 3 minutos, sob pena de perder pontos. 0,1 a menos a cada 10 segundos ultrapassados

– Errou??? Relaxa! É normal! Pode pedir para voltar uma (e apenas uma) vez.

– Não são permitidos os usos de objetos cênicos

– Não é permitido usar acompanhamento sonoro (como pedir palmas da platéia e nem beats ou outros instrumentos. Apenas será permitido som que seja emitido com o próprio corpo)

– O júri é escolhido na hora do evento, se caracterizando como um júri popular. Quem for batalhar não pode ser jurado (óbvio)

– As notas dadas pelo júri deverão ser dadas com base em critérios como: tema, letra, ritmo, fluência ao recitar e interpretação.
Inevitavelmente, a subjetividade de cada jurado atravessa cada elaboração de nota, mas é encorajado pela organização que os critérios sejam objetivamente respeitados dentro do possível

– As notas de cada competidor (slammer), em cada etapa, serão compostas pela média aritmética de todas as notas dos jurados, sendo que a maior e a menor nota caem para calibrar a média e evitar favorecimentos

– São 3 fases: seletiva geral, em que passam 5 para a semifinal. Da semifinal passam 3 para a final que, por fim, revela o campeão do slam.

– A poesia recitada em cada etapa deve ser diferente da(s) recitada(s) em etapa(s) anterior(es).

Obs.: Poesias de qualquer cunho discriminatório serão sumariamente zeradas.

Vale uma vaga pra final do Slam Canta Teresa, classificatória pro slam RJ.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: