Mês de comemorações e novas perspectivas para o CCBJ

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Centro Cultural Grande Bom Jardim – Uma história de arte e cultura no território

 

Em dezembro de 2017, o Centro Cultural Grande Bom Jardim – CCBJ completa 11 anos de atuação no território do Grande Bom Jardim, regional V de Fortaleza. Com o olhar focado na promoção de Direitos Humanos e na difusão das produções artísticas e culturais do território, o CCBJ comemora seu aniversário com uma série de eventos este mês, a partir do dia 2 até o dia 18.

 

As ações de dezembro voltam-se para a retrospectiva de sua trajetória no território e uma prospecção para os próximos anos, além celebrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com a realização de serviços de cidadania, saúde e lazer por meio de diversas parcerias.

 

Dias 2 e 9 acontece o Seminário de Leitura Comunitária do Projeto Político Pedagógico, para consolidação de ações estratégicas para o CCBJ; de 5 a 8, será realizada a Semana de Direitos Humanos no CCBJ, com diversos serviços à população do Grande Bom Jardim; e dos dias 13 a 17 acontece a Mostra das Artes 2017, quando o CCBJ celebra seus 11 anos junto às produções desenvolvidas nas formações artísticas.

Serviços e lazer à população na Semana de Direitos Humanos

Em programação especial do mês de aniversário, o CCBJ vai comemorar o Dia Internacional dos Direitos Humanos com quatro dias de ações em cidadania, educação e atividades artísticas e culturais.

De 5 a 8 de dezembro, cerca de 2 mil pessoas, de crianças a idosos, podem participar da programação da Semana de Direitos Humanos no Centro Cultural Grande Bom Jardim. Serão oferecidos atendimento e serviços de saúde, emissão de documentos, orientação jurídica, serviços de beleza, momento de relaxamento e terapias holísticas, além de vivências em teatro, cinema, roda de conversa com agentes culturais e instituições parceiras, atividades físicas e muito lazer.

Em todos os dias, haverá a presença da Unidade Móvel do PROCON prestando serviço de auxílio e orientação sobre Defesa do Consumidor, com distribuição de 800 senhas para atendimento. Em parceria com o programa Ceará Pacífico, do Governo do Estado do Ceará, haverá emissão dos documentos de identificação RG – 1ª e 2ª via – e CPF, no dia 7, de 9h às 15h30, com capacidade para atender 300 cidadãs/os. A ação pelo direito à saúde pode atender cerca de 600 pessoas, para realização de exames rápidos e testes de HIV e Sífilis com resultado imediato, orientação sexual e distribuição de preservativos e vacinação (Hepatite, Tríplice viral e Anti-tetânica). Serão distribuídas senhas para o atendimento, que começa às 8h e termina às 12h, dia 8.

(Detalhes da programação no final do texto).

 

Arte e cultura pela memória e promoção dos Direitos Humanos com o território

 

Com a política de Gestão Compartilhada e sob gerência do Instituto Dragão do Mar – IDM, o CCBJ concentra suas ações na formação artística e difusão cultural para a população de quase 220 mil pessoas residentes nos cinco bairros que compõem o território, Canindezinho, Siqueira, Bom Jardim, Granja Lisboa e Granja Portugal. Nessa perspectiva, o CCBJ e o Fórum de Cultura do Grande Bom Jardim realizam o Seminário de Leitura Comunitária do Projeto Político Pedagógico – PPP, nos sábados 2 e 9 de dezembro, de 9h às 17h no Centro Cultural.

 

O ciclo de formação do Seminário possibilitará a formulação do documento base para as futuras ações da política de cultura e artes do Centro Cultural com o território. A construção do PPP tem sido feita coletivamente desde 2012, entre outros seminários e rodas de conversa, reuniões e formações com a participação de agentes da cultura, parceiras(os), professores(as), familiares e comunidade do Grande Bom Jardim.

 

Mostra das Artes 2017

 

Para fechar as comemorações do mês de aniversário, o CCBJ apresenta o resultado de formações artísticas e difusão cultural dos projetos trabalhados ao longo do ano, na Mostra das Artes 2017, de 14 a 17 de dezembro.

 

No primeiro dia, o CCBJ celebra seus 11 anos em festa com a comunidade e artistas, agentes da cultura, artesãos, coletivos e grupos que participaram das atividades de formação, cantando parabéns com bolo, cortejo popular, desfile de maracatu e muita música e dança com os coletivos Bonja Roots e Canindezinho Roots.

A programação conta com mais de 30 apresentações de teatro, dança, música, literatura, circo, coral de jovens e idosos. São produtos de formações em cursos livres, ateliês e laboratórios artísticos dos projetos Escola de Cultura e Arte, Formadores Locais, Narradores Urbanos, Jardim de Gente e oficinas pontuais.

 

:: Serviço::

Mês de comemorações e novas perspectivas para o CCBJ

2 e 9/12 – Seminário de Leitura Comunitária do Projeto Político Pedagógico

5 a 8/12 – Semana de Direitos Humanos no CCBJ

14 a 17/12 – Mostra das Artes 2017

Onde: Centro Cultural Grande Bom Jardim (Rua 3 Corações, 400, Bom Jardim)

Contato: Assessoria de Comunicação (Monique Linhares – 98658-4762 / 3497-5981

 

Programação – Semana de Direitos Humanos

 

DIA 05 | TERÇA-FEIRA

9h – 10h: Direito ao lazer – Atividades Rítmicas / Dança

Praça Central

9h – 13h: Plantão – Defesa do Consumidor / PROCON – Unidade Móvel

Jardim

10h: Apresentação – Oficinas de Teatro da Escola Servulo Mendes

Praça Central

14h: Abertura – Exposição El@s / Fotografia

Multigaleria

14h: Cine Clubinho – Exibição de ”Imagine uma menina com Cabelos de Brasil”

CineClube

14h – 17h: Corte e Cabelo / SENAC

Ateliê

15 – 16h: Direito ao lazer – Atividades Rítmicas / Dança

Praça Central

17h30: Cinema – Exibição de “As melhores coisas do mundo”

CineClube

 

DIA 06 | QUARTA-FEIRA

9h30: Direito ao lazer – Aulão de Alongamento

Praça Central

9h – 13h: Plantão – Defesa do Consumidor / PROCON – Unidade Móvel

Jardim

15h: Varal Literário – Exposição da Oficina de Criatividade Literária da Escola Lireda Facó

Praça Central

17h: Exposição – Produção da Oficina de Fotografia

Praça Central

18h: Cinema – “Bicho de sete cabeças” + Roda de conversa sobre a luta anti-manicomial + Redução de danos

CineClube

19h: Teatro – “Uma história da educação dos surdos” do Coletivo TELA

Teatro Marcus Miranda

 

DIA 07 | QUINTA-FEIRA

9h – 15h30: Direito à Cidadania – Emissão de documentos / Ceará Pacífico

Salas Multiuso

9h – 13h: Plantão – Defesa do Consumidor / PROCON – Unidade Móvel

Jardim

17h – 19h: A Voz da Periferia – Roda de conversa do Fórum Cearense de HiP Hop com movimentos sociais locais e participação especial do rapper Rapadura

Roda de conversa do Fórum Cearense de Hip Hop com os movimentos sociais locais, com participação especial do músico Rapadura. Apresentação do Maracatu do Bom Jardim e Tambores do Gueto. Convidados: Jab, CEDECA, Visão Mundial, CDVHS, Rede DLIS.

17h às 17h15 – Tambores do Gueto

17h15 às 18h30 – Roda de Conversa

18h30 às 18h45 – Maracatu Nação Bom Jardim

Praça Central

18h: Cinema – Exibição de “Chega de Saudade”

CineClube

 

DIA 08 | SEXTA-FEIRA

8h – 12h: Ação de Arte Urbana – Mulheres artistas visuais (Raissa Christina, Ceci Shiki e Alexsandra Dinha)

Pátio

8h – 12h: Direito à Saúde – Serviços de Saúde (Aferição de Pressão, vacinação geral, teste rápido de Sifiles e HIV, distribuição de preservativo) e Odontológico / Coordenação de Saúde da SER V

Salas Multiuso

9h – 12h: Relaxamento – Cuidados holísticos / Movimento de Saúde Mental

Praça Central

9h – 13h: Plantão – Defesa do Consumidor / PROCON – Unidade Móvel

Jardim

15 – 19h: Feira NAPAZ / Ceará Pacífico

Praça Central

18h: Cinema – Exibição de “Cartão Vermelho” e “Mulheres Olímpicas”

CineClube

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: