Leitura cênica inspirada na vida da atriz alemã Marlene Dietrich será apresentada no Centro Cultural UFMG

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No dia 06 de dezembro de 2017, às 19 horas, o Centro Cultural UFMG recebe o alemão Christoph Fortmann, da plataforma “This is not”, com a apresentação da leitura cênica do monólogo “Marlene Diertich, Redentor”. A plataforma artística integra o projeto Cena Aberta de 2017. Entrada franca.

“Isto aqui, agora, está igual a parto, só que invertido e o túnel da vida, túnel da morte, está momentaneamente inacessível”. (David)

O texto é sobre David, imitador da atriz alemã de renome internacional Marlene Dietrich, que mora em Berlim, na Alemanha e comete suicídio. Mas depois o horror continua, a alma dele emperra num contínuo de culpa e lamentação e a única pessoa que pode ajudar-lhe é Marlene Dietrich.

O texto é um processo das experiências do autor Christoph Fortmann, que morou e nasceu em Berlim e sabe bem sobre a dificuldade de um artista sobreviver nesta capital, sobretudo a vida noturna, o sexo e a depressão, características da cidade alemã. As pessoas que se perderam de seus próprios objetivos são as inspirações deste monólogo, assim como a própria artista Marlene Dietrich.

“Depois? Claro que não tem nada. Um horror. Nem dá pra acreditar. Que todo mundo fica vagando por aí a toa? Depois da morte? Depois da morte não tem nada. Amor, talvez”. (Marlene Dietrich)

This is not é uma plataforma artística interdisciplinar criada em 2012, que trabalha em parceria com artistas e produtores de diferentes áreas e pensamentos artísticos, estabelecendo um encontro e produzindo novas questões na arte, sem se estabelecer como um grupo ou um coletivo fixo. Cada projeto se caracteriza pelos seus artistas envolvidos, sempre mantendo um estudo interdisciplinar das artes sem fronteiras, na tentativa de promover encontros. Estão sempre em processo.

Em parceria com o Centro Cultural UFMG no projeto Cena Aberta, This is not desenvolveu, em 2017, um solo de dança de Guilherme Morais (ainda em processo) e um monólogo de teatro do artista alemão Christoph Fortmann (ainda em processo). O monólogo intitulado “Marlene Diertich, Redentor” teve a produção, criação da dramaturgia e texto pelo próprio artista, que se encontra finalizado em alemão e português, contando com a revisão e tradução da professora Mércia Costa e direção da artista mineira Marina Arthuzzi.

Projeto Cena Aberta: O projeto tem como objetivo abrigar a demanda de projetos de pesquisa e experimentação artística voltados para as áreas de dança, performance e teatro. Anualmente, por meio de edital, são selecionados grupos da cidade de Belo Horizonte para desenvolver suas atividades nos espaços do Centro Cultural UFMG.

O Centro Cultural UFMG fica na Av. Santos Dumont, 174 – Centro, esquina com Rua da Bahia.

Serviço: 
Leitura cênica do monólogo “Marlene Diertich, Redentor” 
Data: 06 de dezembro de 2017
Horário: 19 horas
Local: Centro Cultural UFMG – Avenida Santos Dumont, 174, Centro 
Entrada franca

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 | Centro | Belo Horizonte | MG
(31)3409-8290 | https://www.facebook.com/centroculturalufmg

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: