Conheça um pouco da Caminhada deste mano REL FIRMA ZICA

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

O ARTISTA REL DE CURITIBA PARANÁ, É ENVOLVIDO COM A CULTURA HIP HOP DESDE 2007, ONDE VINHA FAZENDO ALGUNS EVENTOS E LEVANDO O HIP HOP PARA DENTRO DAS ESCOLAS E PRAÇAS DO SEU BAIRRO NA REGIÃO NORTE DE CURITIBA!
EM 2009 JÁ COM ALGUMAS LETRAS ESCRITAS COMEÇOU A SE APRESENTAR EM ALGUMAS FESTAS E PARTICIPAR DAS BATALHAS DE FREESTYLE, ONDE GANHOU ALGUNS PRÊMIOS COM AS RIMAS DE IMPROVISO!
NO MÊS DE JUNHO DE 2012, DEPOIS DE MUITA CONVERSA, E IDÉIAS COM SEU AMIGO OTÁVIO MARTINS (OTAVINHO), O ARTISTA REL RECEBEU O CONVITE PARA FAZER PARTE DO GRUPO BAIXO CALÃO, UM GRUPO QUE ESTAVA PARADO Á  ALGUM TEMPO DEPOIS DA PERDA DE UM GRANDE INTEGRANTE BAEL MC!
JÁ COM ALGUMAS PARTICIPAÇÕES EM MÚSICAS E VIDEO CLIPES DOS ARTISTAS TAL, ALGÓZ E RAP SEM LIMITE, EM AGOSTO DE 2013 O REL LANÇOU O SEU PRIMEIRO EP COM NOVE FAIXAS: “REL BAIXO CALÃO + PARTICIPAÇÕES”, JUNTAMENTE COM O SEU PRIMEIRO VIDEO CLIPE, MÚSICA: DEIXA QUE FALEM!
EM 2014 O ARTISTA JÁ COMEÇOU A TRABALHAR NO SEU SEGUNDO DISCO, INTITÚLADO: “O CERTO PELO CERTO” ONDE EM JUNHO LANÇOU COM VIDEO CLIPE A PRIMEIRA MÚSICA DO DISCO: “SALVE PARANÁ”, O DISCO TEVE UMA GRANDE REPERCUSSÃO NO ESTADO DO PARANÁ E TAMBÉM CAUSOU MUITA POLÊMICA DEVIDO AS LETRAS AGRESSIVAS!

EM 2017 APÓS DOIS ANOS TRABALHANDO ENCIMA DO ÁLBUM: “PROGRESSO AO GUETO” DISCO QUE CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE GRANDES NOMES DO RAP NACIONAL COMO: CTS KAMIKA-Z, LAUREN, FACÇÃO CENTRAL, MOYSES EX FC, ATITUDE CONSCIENTE, O RAPPER FEZ UMA PEQUENA TURNÊ DE LANÇAMENTO ONDE PASSOU POR ALGUMAS CIDADE DOS ESTADOS DE SÃO PAULO, SANTA CATARINA E PARANÁ!

HOJE O RAPPER TEM VÁRIAS PARTICIPAÇÕES COM VÁRIOS ARTISTAS PELO BRASIL, CANTA EM VÁRIOS ESTADOS E TRABALHA EM SEU NOVO ÁLBUM PARA 2018!

VAMOS CONHECER MAIS UM POUCO DA SUA CAMINHA !

 

1- COMECE SE APRESENTANDO MEU MANO ?
R – 1-R: EU SOU O REL FIRMA ZICA, COMECEI NO RAP EM 2007, ONDE ORGANIZAVA ALGUNS EVENTOS EM ESCOLAS E PRAÇAS PÚBLICAS NO BAIRRO ALTO, REGIÃO NORTE DE CURITIBA-PR! MEU PRIMEIRO CONTATO COM OS PALCOS FOI ATRAVÉS DAS BATALHAS DE FREESTYLE (RIMAS DE IMPROVISO) ONDE TIVE O PREVILEGIO DE GANHAR ALGUMAS DAS PRINCIPAIS BATALHAS DE CURITIBA QUE ESTIMULARAM PARA EU COMEÇAR A COMPOR MINHAS PRIMEIRAS LETRAS AUTORAIS, DURANTE OS MEUS DEZ ANOS DE CAMINHADA NO RAP EU PASSEI PELOS GRUPOS: “BAIXO CALÃO E ZERO QUATRO UM”, POREM HOJE ME APRESENTO SOLO COMO: “REL FIRMA ZICA”
ATUALMENTE TENHO 3 ÁLBUNS LANÇADOS: (REL + PARTICIPAÇÕES) 2012, (O CERTO PELO CERTO) 2015, (PROGRESSO AO GUETO) 2017, NO MOMENTO ESTOU TRABALHANDO EM UM NOVO EP ONDE ESTARÁ VINDO EM UMA LINHA TRAP, EXPLORANDO NOVAS TÁTICAS MUSICAIS, POREM RESGATANDO A MESMA IDEOLOGIA DO RAP ANOS 90! HOJE EU ME APRESENTO EM ALGUMAS CIDADES, ESTADOS DO BRASIL, MANTENDO VIVA A VERDADEIRA ESSÊNCIA DO GANGSTA RAP!

2 – O QUE , É EM QUEM VOÇÊ CONSIDERA MOTIVO DA SUA CAMINHADA NO RAP ?
R –R: APÓS AS OFICINAS DE HIP HOP QUE FAÇO NAS ESCOLAS PÚBLICAS LEVANDO A CULTURA PARA CRIANÇAS, JOVENS, ADOLESCENTES QUE NÃO TINHAM ACESSO A CULTURA, HOJE A PRINCIPAL MOTIVAÇÃO PARA EU ME MANTER NO RAP É VER JOVENS QUE ME PARAM NA RUA E FALAM: “ATRAVÉS DAS SUAS MÚSICAS, EU RESOLVI VOLTAR ESTUDAR, LARGUEI DO CRIME, COMECEI A CORRER PELO CERTO” ESSA É A PRINCIPAL ESSÊNCIA ONDE PROVA DE QUE O RAP RESGATA!

3 – REPAREI EM ALGUNS SONS, SEU QUE TEM UMA PEGADA GANGSTA E UNDERGROUND, DA PRA EXPLICAR PARA O PÚBLICO ?
R -ENTÃO, EU VENHO DE UMA ESCOLA DO RAP ONDE NÃO EXISTIA ESSAS VÁRIAS VERTENTES DO RAP COMO EXISTE HOJE, MINHAS PRINCIPAIS REFERÊNCIAS SEMPRE FOI O GANGSTA RAP ONDE VINHA EM UMA PEGADA MAIS VOLTADA AO PROTESTO, COM LETRAS POLITIZADAS DEBATENDO AS FALHAS DO SISTEMA, POREM EU GOSTO DE INOVAR EM CADA MÚSICA NOVA, EM MEU REPERTÓRIO ATUALMENTE TENHO MÚSICAS EM SPEED FLOW COM UM BPM MAIS ACELERADO, COMO TAMBÉM TENHO MÚSICAS COM REFRÕES MELÓDICOS, PORÉM SEMPRE MANTENDO A IDEOLOGIA GANGSTA SEMPRE PERDER O FOCO!

 


4 – QUAL O PRIMEIRO CONTATO QUE VOÇÊ TEVE COM O MUNDO HIP HOP ?
R – AOS MEUS OITO ANOS DE IDADE GANHEI DE PRESENTE DE UM PRIMO MAIS VELHO UMA COLETÂNEA DE RAP ONDE TINHA MÚSICAS DO: “FACÇÃO CENTRAL, SISTEMA NEGRO, DMN, CONSCIÊNCIA HUMANA, G.O.G, CONSCIÊNCIA X ATUAL ENTRE OUTROS”, FOI O QUE MOTIVOU E ESTIMULOU A EU QUERER CONHECER MAIS, MESMO SEM O FÁCIL ACESSO A INTERNET NA ÉPOCA SEMPRE ERAM VENDIDOS ALGUNS ÁLBUNS QUE ERAM LANÇAMENTOS NOS CAMELOS PIRATAS!

 


5 – QUAIS TIPOS DE TEMA QUE VOÇÊ COSTUMA ABORDAR NAS LETRAS DAS SUAS MUSICAS ?
R -O FOCO PRINCIPAL EM MINHAS LETRAS É DEBATER AS FALHAS DO SISTEMA, JAMAIS VÃO ME VER CANTANDO MÚSICAS DE AMORZINHO E CHAPAÇÃO ENQUANTO ESTIVERMOS VENDO PESSOAS MORRENDO NAS UNIDADES DE SAÚDE POR FALTA DE ATENDIMENTO, POR NEGLIGÊNCIA MÉDICA, CRIANÇAS CRESCENDO SEM ESTUDAR POR FALTA DE ESCOLAS PÚBLICAS!

6 – A FIRMA ZICA E UMA BANCA, QUAIS OS GRUPOS QUE FAZEM PARTE E QUAL O OBJETIVO DA BANCA FIRMA ZICA ?
R -O COLETIVO FIRMA ZICA COMEÇOU EM JUNHO DE 2012 COM DOIS GRUPOS DE RAP NO BAIRRO ALTO, REGIÃO NORTE DE CURITIBA-PR, (RAP SEM LIMITE E MEU ANTIGO GRUPO ‘BAIXO CALÃO”), OBJETIVO DE ORGANIZAR EVENTOS COMUNITÁRIOS LEVANDO A CULTURA HIP HOP PARA AS COMUNIDADES MAIS HUMILDES E ABRINDO ESPAÇO PARA NOVOS TALENTOS QUE NÃO TINHAM OPORTUNIDADE DE APRESENTAR OS SEUS TRABALHOS! O TEMPO PASSOU O COLETIVO CRESCEU, HOJE A FIRMA ZICA TEM MAIS DE 30 GRUPOS DE RAP NOS ESTADOS: PARANÁ, SANTA CATARINA, SÃO PAULO E MINAS GERAIS!

7 – COMO VOÇÊ VE A CENA DO RAP NACIONAL ATUALMENTE, É O QUE VOÇÊ ACHA QUE PRECISA PARA MELHORAR OU ESTÁ BOM O CENÁRIO ?
R -R: COMO EU DISSE ANTERIORMENTE, HOJE EM DIA O RAP TEM VÁRIAS VERTENTES, PORÉM TEM MUITOS ARTISTAS QUE SE APROVEITARAM DESSA EVOLUÇÃO DO NOSSO MOVIMENTO E FAZEM UM MAL USO, DENEGRINDO A IMAGEM DA MULHER, FAZENDO APOLOGIA AO USO DE DROGAS, ATACANDO OUTROS ARTISTAS, SENDO QUE PODERIAM ESTAR USANDO O SEU TALENTO COMO UMA FERRAMENTA A NOSSO FAVOR, POIS A CENA ATUAL DO NOSSO PAÍS ESTÁ UMA ZONA E NÃO TEMOS NENHUM REPRESENTANTE NOSSO EM MEIO AOS GOVERNANTES DO PAÍS!

8 – NO SEU CD TEVE UMAS PARTICIPAÇÕES, EM SEU NOVO PROJETO , NOVO CD TERÁ OUTRAS PARTICIPAÇÕES ?
R – NOS MEUS TRÊS ÁLBUNS TIVERAM ALGUMAS PARTICIPAÇÕES, JÁ NO ÚLTIMO ÁLBUM LANÇADO EM 2017, ‘PROGRESSO AO GUETO” CONTOU COM PARTICIPAÇÕES DE GRANDES NOMES DO RAP NACIONAL: FACÇÃO CENTRAL, LAUREN, MOYSES EX FACÇÃO CENTRAL, CTS KAMIKA-Z, ATITUDE CONSCIENTE! JÁ DEMOS INÍCIO AOS TRABALHOS PARA UM NOVO ÁLBUM PREVISTO PARA 2018 ONDE CONTARA COM A PARTICIPAÇÃO DO RAPPER LONDRINENSE: “MANO FLER” E OUTROS NOMES QUE AINDA NÃO PODEM SER DIVULGADOS!

9 – PARA FINALIZAR , COMO DE PRAXE DEIXE SEUS CONTATOS PARA QUEM QUISER ACOMPANHAR SEU TRABALHO.
R – NOSSOS CANAIS OFICIAIS NAS REDES SOCIAIS:
YOUTUBE: REL FIRMA ZICA
SOUNDCLOUD: REL FIRMA ZICA
FACEBOOK: REL FIRMA ZICA
INSTAGRAM: REL FIRMA ZICA

CONTATO PARA SHOWS: (41) 99824-1563
EMAIL: rel.rml@hotmail.com

 

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: