Comitiva visita hospital para avaliar atendimento e estrutura

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Representantes do Legislativo e Conselho Municipal de Saúde fizeram uma visita in locco verificar os avanços e desafios no atendimento de urgência médicas e internação pelo SUS em Fabriciano

Integrantes da Comissão de Saúde da Câmara de Coronel Fabriciano e membros do Conselho Municipal de Saúde fizeram uma nova visita às dependências do Hospital Dr. José Maria Morais na tarde desta segunda-feira (25 /08). O objetivo foi avaliar a estrutura e os avanços e desafios no atendimento ao público da instituição, que passou a gerida pelo município em julho deste ano.

“Visitamos a UTI, os leitos de internação e conversamos com funcionários e pacientes. De fato, o que vejo é um hospital muito mais bem organizado”, avaliou o presidente da Comissão, vereador Sandro Araújo (PPS). O presidente da Câmara, Leandro Xingó – Xingozinho (PSD), também acompanhou a comitiva e destacou o papel de fiscalizador do Legislativo Municipal. A visita foi acompanhada pela nova direção do hospital e o secretário municipal de Governança em Saúde, Ricardo Cacau.

“Desde que o município assumiu a gestão plena da saúde, observamos uma melhora significativa dos serviços prestados à nossa população. O hospital Dr. José Maria Morais ampliou os tipos de especialidades médicas e, segundo os pacientes e acompanhantes com quem conversamos, o atendimento avançou muito”, pontua Xingó. “Reconhecemos o esforço do prefeito Dr. Marcos Vinicius e vamos continuar apoiar o município na busca de recursos para melhorar a saúde. Mas também vamos fiscalizar para garantir qualidade na assistência à saúde da nossa população”, completa o vereador, lembrando que a visita atende uma solicitação da Câmara Municipal.

O hospital foi reaberto pela atual administração municipal no último dia 7 de julho. Além da clínica médica, na nova gestão, o Hospital Dr. José Maria Morais passou a oferecer atendimento de urgência em ortopedia e pediatria.

Comunidade aprova

Dentre os pacientes em recuperação no hospital está a técnica em segurança, Carolaine Cristina Rosa, 20. Há 13 dias, Carolaine sofreu um acidente de moto e recebeu toda a assistência na área de ortopedia que necessitava. Após o susto, e descartada a necessidade de realização de cirurgia, a mãe Ivanete Rosa, 38, respira aliviada e elogia o atendimento recebido pela filha. “O atendimento está ótimo, minha filha recebeu todos os medicamentos, atenção dos médicos e enfermeiros e agora está ótima”, comemora a dona de casa moradora do bairro São Domingos.

Marina Ferreira Bicalho, presidente do Conselho municipal de saúde e também usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) avaliou positivamente a atual estrutura e ampliação dos tipos de atendimentos médicos. “Na semana passada, minha netinha passou mal e trouxemos aqui. Ela foi atendida pelo pediatra da urgência, o que antes não existia. Saúde é um direito de todos. Só tenho a agradecer e tomara que continue assim”, disse Marina, ressaltando que sua família é usuária do SUS e depende do hospital.

Estrutura e corpo clínico

O HJMM possui 60 leitos, sendo 10 de UTI e 30 de clínica médica; 14 leitos são destinados a cirurgias eletivas. A pediatria possui seis leitos. Uma ala recém-construída com 74 leitos aguarda a liberação de recursos para entrar em funcionamento.

Segundo a direção do hospital, o atendimento não se restringe a Coronel Fabriciano. Pacientes de outras cidades encontram as portas abertas em casos de emergência. Atualmente, o hospital faz 400 atendimentos por dia abrangendo toda a microrregião.

O hospital foi reaberto para atendimento a pacientes do SUS em julho deste ano, após o município assumir a gestão da instituição. O Estado fez a cessão do imóvel e dos bens à prefeitura, que a partir de agora tem gestão plena sobre a unidade e todos os recursos da saúde destinados ao município. No dia 29 de maio, o hospital fechou às portas para atendimento externo e permanecia apenas com atendimento dos 17 pacientes que estavam internados na época.

Comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: