Ocorre a 5ª etapa do primeiro slam poético do interior do Brasil.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

No último domingo, 04/09/2016, ocorreu a 5ª etapa do Poetry Slam “A Rua Declama”, na praça do coliseu, no bairro Timirim, em Timóteo. A confraternização contou com a participação de poetas regionais e da capital mineira. A equipe “A Rua Declama” é a primeira a realizar slam poético no interior do Brasil, esse tipo de evento tem sido mais comum nas capitais. O grupo conta com cerca de 20 poetas que nutrem um trabalho autoral com temas de cunho social, político e cultural.

O slam poético é uma disputa na qual os participantes recitam poesias e são avaliados pelos jurados quanto à interpretação e o conteúdo abordado, à medida que o participante obtém maior nota ele avança até que seja campeão. Resume-se em três regras básicas:

  • o texto deve ser autoral;
  • o participante tem, no máximo, 3 minutos para declamar;
  • não é permitido o uso de instrumentos musicas ou adereços.

Aconteceram cinco etapas do Slam “A Rua Declama” esse ano, das quais foram campeões: a poetisa Thabata Cristina ( 3 vezes)  e Mc Cem, campeão da 4ª edição.

A etapa realizada no dia 04/09 foi farta de variedade temática, tendo, desde versos raízes sertanejos à expressões em defesa dos direitos do negro e do indivíduo LGBT. Uma mistura rica de competência e conteúdo, afirmando os participantes, poetas e espectadores, como agentes na luta pela aplicação dos direitos comuns e sujeitos atuantes no contexto social, além de transmissores ativos de cultura e literatura.

Após as etapas eliminatórias, Thabata Cristina, Mr. Pig e Nívea Sabino ( de Belo Horizonte) disputaram a final e após empate entre Nívea e Mr. Pig houve uma rodada adicional entre os dois. Com interpretações dignas de quem sentia cada verso declamado, Nívea Sabino foi a campeã.

Ao contrário das disputas em outras esferas artísticas, no slam poético, o texto que se sobressai não anula de forma alguma aquele que fora “derrotado”, pelo contrário, as temáticas são complementares, como se somassem umas às outras e formando um contexto no qual é possível obter um rico aprendizado. A equipe do Portal de Cultura Urbana parabeniza o coletivo ” A Rua Declama”, os poetas participantes e a grande campeã, poetisa Nívea Sabino!

Após o slam alguns componentes do coletivo fizeram uma roda musical tocando e cantando diverso gêneros da música brasileira. Houve até um músico tocando gaita de fole. O evento teve uma atmosfera única, promovida pela interação de intenções e sentimentos convergentes.

Iniciativas como essa devem ser cultivadas e reproduzidas. Acompanhem o trabalho do coletivo por meio da fan page: https://www.facebook.com/ARUADeclama/?fref=ts.

Porque onde houver cultura o Portal de Cultura Urbana estará presente!

 

 

 

Comentar

Portal

Somos a notícias através da arte e da cultura. Nosso objetivo é conectar pessoas de várias regiões do País e do mundo. Aqui você fica informado sobre a cultura urbana regional, nacional e internacional. Além disso, o portal também realiza eventos e presta serviços gráficos.

2 comentários em “Ocorre a 5ª etapa do primeiro slam poético do interior do Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: