1ª Feira Literária de Conselheiro Pena- FLICOP.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

DSC_0107Nos dias 7 e 8 de Julho, ocorreu a Primeira Feira literária da cidade de Conselheiro Pena, Minas Gerais, na região do Vale do Rio Doce.

O evento, organizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura e da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo, contou com uma série de oficinas do projeto “Poetizar”, idealizadas e realizadas pelo cantor, compositor e poeta, Lukinha DDG, de Itabira, Minas Gerais, em escolas da rede pública e privada. Houve também, “Ação Poesia Viva”, com o escritor e poeta Felipe Arco, da capital mineira, além de contadores de histórias, sarau literário, exposição de livros, com os escritores e editoras e no encerramento houveram, exposições de livros e apresentações musicais com os grupos de rap, Engenheiros Líricos, de Ipatinga e Catarse 08, de Conselheiro Pena, Minas Gerais.

SAM_8263O projeto “Poetizar” foi idealizado pelo cantor, compositor e poeta, Jefferson Lucas ( Lukinha DDG), Graduado em Administração de Recursos Humanos e Pós-graduado em Economia Criativa e Políticas Públicas. O projeto visa o incentivo à leitura e escrita, utilizando-se dos elementos do Hip Hop (Dj, Breaking, Grafitte e MC) para atrair o público mais jovem, além de ter como norte poético o trabalho do renomado poeta e seu conterrâneo, Carlos Drummond de Andrade.

O projeto promove acesso à cultura e conhecimento, através de oficinas, palestras, workshops, músicas de autoria própria e seus videoclipes, em atuações bem extrovertidas e animadas. O “Poetizar” atua nas mais diversas instituições públicas e visa alcançar os presídios e Associações de Proteção e Assistência a
Condenados.

Como consequência dos frutos gerados por esse projeto, o “Poetizar” concorre à 13ª edição do Prêmio Innovare, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), este ano o tema será: “Valorizando o melhor da justiça”. O resultado será apresentado em Dezembro e a cerimônia de premiação será no STJ, em Brasília.

Acompanhe o trabalho do rapper  através das redes sociais e dos sites abaixo:

Site: www.lukinhaddg.com.br;

Blog: Lukinhaddg.blogspot.com;

Instagram: @lukinhaddg;

Facebook: Lukinha Ddg.

O poeta Felipe Arco esteve presente na primeira Feira Literária de Conselheiro Pena, apresentando seu projeto “Poesia Viva”, por intermédio de pinturas de seus poemas em pontos estratégicos da cidade, além de acompanhar o rapper Lukinha DDG em suas oficinas, nas escolas, apresentando seus poemas, contando sua história e fazendo a divulgação de seu novo livro: “12 mil km e infinitas poesias”.

Felipe sempre teve o sonho de ser escritor. Formado em Marketing, abriu mão de atuar em sua área de formação, para realizar esse sonho. Ao contabilizar o quanto seria necessário para publicar seu primeiro livro, constatou que, se conseguisse a arrecadação vendendo paçocas, seria necessário vender 200 mil, para que obtivesse o dinheiro suficiente. Acreditando em seu sonho e em si, o poeta foi pra rua vender as paçocas que eram necessárias e após quase 2 anos de muito trabalho, conseguiu acumular o montante para a publicação de seu primeiro livro. Esse livro possui 80 poemas e se chama: “ 200 mil paçocas e infinitas poesias” .

Felipe contou sua trajetória, nas palestras nas escolas de Conselheiro Pena e apresentou seu novo trabalho “12 mil km e infinitas poesias”, no qual escreveu seus textos após percorrer 12 mil quilômetros e passar por 15 estados brasileiros.

Acompanhe o trabalho do poeta nas redes sociais:

Instagram e Twitter:@Felipe_arco;

Facebook: Felipe Arco.

 

SAM_8270 DSCN1873

Para encerrar esse grande evento  de inclusão sócio-cultural e compartilhamento de conhecimento, ocorreram duas grandes apresentações musicais, com os grupos: Engenheiros Líricos e Catarse 08.

O grupo Engenheiros Líricos é composto pelo engenheiro eletricista, cantor e compositor Victor “Just Do It!”, pelo engenheirando em Controle e Automação, DJ e beatmaker, DJ Ian O.G.( ambos agentes organizadores e colaboradores do Portal de Cultura Urbana) e pelo rapper Alex “Just Do It!”. O grupo tem uma temática crítica e diversificada, fundindo ciência e poesia, para fazer uma uma composição contundente e motivadora, na formação de ouvintes críticos e maduros. Oriundos da cidade de Ipatinga e arredores, obtiveram reconhecimento mesmo, na região do Vale do Rio Doce, em Conselheiro Pena e Governador Valadares e se apresentaram pela primeira vez no evento cultural “Valeste Rap Music”, em Agosto de 2015. Grupo novo, com um ano de existência, lançará seu primeiro EP, intitulado “Alfa”, que terá 7 faixas, ainda este ano e virá acompanhado do primeiro videoclipe, da música “Me diz por quê.”.

Fique por dentro dos trabalhos dos Engenheiros Líricos através das redes sociais:

Facebook: Engenheiros Líricos; Arthur Ian Galindo Dias; Victor Rodrigues Santos.

Youtube: Engenheiros Líricos, Victor Justdoit, Dj Ian OG.

DSC_0164

O grupo de rap Catarse08 forma uma grande família cultural com os Engenheiros Líricos. Grandes amigos desde que se conheceram, se identificaram um com o outro pela empatia e convergência de ideias. Composto pelos rappers,Roniele Kowalski, Lucas Diogo (D-Luque) e Raian Frey, o “Catarse08” apresenta composições de grande profundidade poética, habilidade característica dos compositores Kowalski e D-Luque. Jovens conhecidos na região, pelo trabalho social que realizam através da música, são os idealizadores e realizadores dos eventos, “Valeste Rap Music”,”S.O.S Rio Doce”, entre outros, que visam amparo a entidades e pessoas carentes.

Você pode encontrar as músicas e demais trabalhos do grupo Catarse08 nas redes sociais:

Facebook: Catarse 08; Lucas Diogo; Roniele Kowalski.

Youtube: Catarse 08.

 

DSC_0199 

 

 A Gestão Municipal e todos os envolvidos estão de parabéns pelo evento, que difundiu cultura, conhecimento e virtudes aos moradores da cidade de Conselheiro Pena.

Iniciativas como essa sempre serão apoiadas pelo Portal de Cultura Urbana, porque onde houver cultura, nós estaremos presentes!

 

 

Escrito por:

Victor “Just Do It!”

 

 

 

Comentar

Portal

Somos a notícias através da arte e da cultura. Nosso objetivo é conectar pessoas de várias regiões do País e do mundo. Aqui você fica informado sobre a cultura urbana regional, nacional e internacional. Além disso, o portal também realiza eventos e presta serviços gráficos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×
%d blogueiros gostam disto: